quarta-feira, 2 de março de 2016

RESENHA: Alegoria da Caverna.


A Alegoria da Caverna, ou mito da caverna, encontra-se na obra “A Republica”, de Platão. A narrativa é constituída por um diálogo entre Sócrates e Glauco (irmão de Platão). A dialética socrática se desenvolve por meio da ironia, em que prova a ignorância das pessoas por meio de assuntos, os quais os interlocutores se julgam conhecedores, apenas para destruir as suas opiniões, levando-os à contradição e, desse modo, a purificar o espírito de ideias falsas e preconceitos; e pela maiêutica que, por meio da reflexão, ajuda o interlocutor a encontrar uma resposta, já que o verdadeiro entendimento vem do interior de cada um.

Esse diálogo, que ocorre de forma metafórica, relata o cotidiano de homens que estão aprisionados em uma caverna, em posição imóvel. Há também de uma fogueira atrás deles. A visão desses homens é limitada a sombras, as quais são projetadas pelo fogo sobre a parede da caverna e, desse modo, estão totalmente distantes da realidade e em um plano ignorante.
No momento em que se libera um desses homens e lhe permite ter contato com o mundo exterior, o mundo real, naturalmente sentiria dores ao movimentar o corpo e sua visão escurecida incapacitar-lhe-ia de ver os objetos em sua forma concreta, considerando que, o que via antes, as sombras, era mais verdadeiro.
O contato com a luz solar ofuscaria sua visão, impossibilitando-o de diferenciar os objetos considerados verdadeiros. No processo de adaptação nesse novo mundo, ele observaria mais facilmente e primeiramente as sombras; logo depois, os reflexos dos seres na água, e por fim, os próprios seres, tornando-o capaz de contemplar a luz das estrelas, da lua e do sol.
No diálogo, Sócrates propõe uma reflexão: o retorno desse homem à caverna causar-lhe-ia a necessidade de uma nova adaptação e, antes disso, ao relatar aos outros prisioneiros seu “novo juízo sobre as sombras”, ocasionaria motivos para risos, julgariam essa experiência como não válida, pois o verdadeiro para os outros é a forma cômoda da rotina ignorante na caverna.
Analisando essa alegoria, pode-se concluir que cada elemento presente carrega um significado: a caverna representa o mundo sensível; os prisioneiros são os que desconhecem o real, os ignorantes; as sombras são as verdades falsas; o exterior da caverna é a realidade, o mundo inteligível; o sol é a verdade, o conhecimento. Dessa forma o mito da caverna busca exemplificar como os homens podem se libertar da escuridão (ou no caso a ignorância, os preconceitos) que os aprisiona através da luz (a verdade).
O processo para que se alcance o conhecimento abrange dois domínios: o domínio das coisas sensíveis e o domínio das ideias. A realidade está no mundo das ideias, mundo real e verdadeiro, e a maioria da humanidade vive na condição da ignorância, no mundo das coisas sensíveis, mundo mutável.

Autores:
Rafaela Angeloni
Rodrigo Bastos
Thaminne Coutinho

Referências Bibliográficas

ARANHA, M. L. de A. & MARTINS, M. H. P. M.. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4a ed. São Paulo: Moderna, 2009.
MARCONDES, D. Textos Básicos de Filosofia: dos Pré-socráticos a Wittgenstein. 4a ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
CHAUI, M. Convite à filosofia. 13ª ed.São Paulo: Ática, 2003.
RAMOS, C. A. “Aprender a filosofar ou aprender a filosofia: Kant ou Hegel?” Trans/Form/Ação v.30 n.2 Marília, 2007. Acesso em: 19 nov. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31732007000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
ARANHA, M.L. de A. & MARTINS, M.H.P.M. Filosofando: introdução à Filosofia. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2009

Fontes Internet

Disponível em: http://www.verdademundial.org/2012/11/alegoria-da-caverna-de-platao.html. Acesso em: 10 mai. 2013.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/filosofia/mito-caverna-platao.htm. Acesso em: 10 mai. 2013

Disponível em: http://questaofilosofica.blogspot.com.br/2009/03/dialetica-o-metodo-do-dialogo-socratico.html. Acesso em: 10 mai. 2013

Um comentário:

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