1. POR QUE É IMPORTANTE CONHECER O
PAPEL DA ESCOLA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO?
Introdução:
Função
social da escola: Ligada ao Tempo-Espaço.
Ø Tarefa
básica: Acesso ao saber.
Escola:
Instituição para socializar o saber sistematizado.
Ø Saber
sistematizado: Conhecimento visto como indispensável.
LDB:
Escola acolhedora, que contribui para o pleno desenvolvimento da pessoa,
preparando o cidadão e o qualificando para o trabalho.
Brasil:
Escolas de caráter elitista até o século XX.
COMO SURGIU A ESCOLA?
Antiguidade (Grécia e Roma):
Formação cultural dos dirigentes (políticos, homens) para convivência pública e
guerra.
Feudalismo
(Universidades): Primeira instituição própria ao ensino. Exclusiva aos filhos
de ricos.
Idade Moderna (Revolução Francesa e
Democracia dos E.U.A.): Importância da Escola para os
ricos e pobres. Nova participação popular, fim da exclusividade aristocrática.
Ø Ligação
forte: Escola <> Democracia (Escola para todos).
Ø França,
Inglaterra, Argentina, etc.: Expansão da escola. No Brasil ainda era privilégio
das elites (mulheres só aprendiam desenho,
música e literatura).
Ø IBGE:
Anos 80 existiam mais homens estudantes, já nos anos 90, mais mulheres.
Educação
no Brasil: Desde o inicio muito improvisada.
Ø 1º Jesuítas: Primeiros
educadores, converter índios, situação precária.
Ø 2º Constituição do Império (1824):
Instituição primária gratuita.
Ø 3º Republica (Sec. XX, anos 20 e
30):
Educação Publica gratuita.
Ø “A
instituição permanece, mas se modifica pelo tempo e espaço vigentes”.
“Se
nos situarmos no mundo (espaço) e na história (tempo) fica mais fácil de
compreender o presente (escolar)”.
POR QUE NO SEC. XX AS COISAS
COMEÇAM A MUDAR?
Modificações
externas e internas (política, econômica e cultural).
Ø 1922
– Semana da Arte Moderna.
Ø 1929
– Crack da Bolsa de Nova York.
Ø 1930
– Revolução de 30.
Ø 1932
– Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (Ed. para todos, sem distinção).
Ø 1937
– Estado Novo.
Mudança
da vida rural para a urbana, emergência da classe média e imigrações
(italianos, anarco-sindicalismo).
Reformas
educativas: Teixeira, Azevedo e Lourenço Filho.
Ø Manifesto
dos Pioneiros da Ed. Nova: Educação pública, gratuita e laica para todos.
Ø “Escola
(...) uma instituição social, um órgão feliz e vivo, no conjunto das
instituições necessárias a vida”.
Ø Escolas
públicas começam a passar (em instituições e matriculas as particulares).
Ø 1961
– 1ª LDB (nº 4.024/61).
Ø 1964
– Golpe Militar (nº 5.540/64, reforma universitária; nº 5.692/71, ensino
primário e secundário de 4 para 8
anos e propondo a profissionalização do
ensino.
Ø Anos
50 – “Mais escolas não significa melhora educacional”.
o
Salas lotadas, professores despreparados
para excesso de alunos.
o
Cultura do fracasso escolar: Problema de
qualidade da educação (ainda atual).
o
“Brasil,
população jovem, iletrada e em movimento”. Anos 90.
o
Repetência: Programa de aceleração de
ciclo (hoje, progressão continuada).
“Educação
é direito de todos e dever do Estado e da Família”.
POR QUE É IMPORTÂNTE CONHECER A
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL?
Direitos,
artigo 6º Saúde, trabalho, lazer, segurança, previdência social, educação,
proteção a maternidade e a infância e assistência aos desamparados.
Função
Social da Escola: Constituição + LDB.
Ø Constituição
Educacional: Cap. III, seção I, artigo 205 a 214.
Ø
LDB:
Art. 1º ao 5º.
Missão
(equipe escolar) é promover o pleno desenvolvimento do educando (cidadania,
trabalho).
Ø Pleno
desenvolvimento: Dar base para o ser humano ser perfeito, completo e feliz.
Ø Nova
LDB (lei nº 9394/96): Incumbe União, Estados e Municípios, junto de escolas e
docentes (Flexibilidade, escola autônoma).
Ø Art.
12: Sobre as escolas (estabelecimento de ensino).
o
Proposta pedagógica; administrar
recursos, dias letivos e horas aula; plano de trabalho do professor;
recuperação de alunos; família e comunidade, integração social.
Ø Escola
(Cultura de sucesso escolar): Conhecer clientela, cultura regional e
necessidades (art. 23), aceleração de estudos (art. 24).
2. COMO FICA A ESCOLA NA SOCIEDADE
DO CONHECIMENTO?
Introdução:
Democratização
do acesso a escola não significa sucesso escolar.
Combate
a política de exclusão escolar (dificuldade atual).
Dificuldade
da Escola: Condições materiais, salário e má formação (equipe escolar),
organização, má gestão, currículo inadequado.
O QUE NOS RESERVA O SÉCULO XXI?
1º
Momento, “Era Agrária”: Agricultura, ciclo da natureza.
Ø Séc.
(indeterminado) até o Séc. XVIII, grandes propriedades, clima, terra.
2º
Momento, “Era Industrial”: Revolução Industrial, Máquinas, Capital, Mais Valia.
Ø Séc.
XVIII até primeira metade do Séc. XX, Vapor, eletricidade, tempo linear
(dinheiro), lógica de produção.
3º
Momento, “Era da Informação”: Fácil e rápida informação.
Ø Segunda
metade do Séc. XX até hoje, micro e nano tecnologia, internet, redes.
Um
período não acaba com o outro.
Novas
formas de sistematizar conhecimentos (Redes).
Pensar
a Escola: Novos equipamentos (indispensável).
Novas
alternativas, aceleradas, criação e renovação multiplicidade.
Sociedade
do conhecimento exige nova educação que acompanhe as mudanças sociais
(Realidade vivida)
QUE NOVAS FUNÇÕES A SOCIEDADE DO
CONHECIMENTO EXIGE DA ESCOLA?
Mudança
de civilização: Dependência do conhecimento (todos).
Conhecimento:
Ponto chave, maior herança atualmente.
Ø Mudanças
para o Brasil: Reforma da relevância e função social das Escolas.
Globalização
marginaliza os excluídos das “redes de informação”.
Internet:
Abismo entre ricos e pobres.
Escola:
Repensar seu “jeito de ensinar”, entender as mudanças da “Era da Informação”.
Ø Essência:
Função Social (indivíduo pleno).
Ø Escola
pública: Urgência de esforços dos “profissionais, governos e sindicatos”.
1990,
Unesco, Quatro Pilares da Educação: “Ser, Fazer, Conviver, Conhecer” =
“Aprender”.
Ø Aprender
a Conhecer: Aprender a aprender (atenção, memorização, analise, crítica...).
Ø Aprender
a Fazer: Trabalho em equipe (Experiência coletiva e social).
Ø Aprender
a Conviver: Entender o desenvolver e as características dos outros
(diferenças).
Ø Aprender
a Ser: Desenvolvimento do ser (espírito, corpo, sentimentos e intelecto).
Historicamente:
Escola preocupa-se mais com o “Conhecer” e “Fazer”.
Projeto
Escolar da base as ações dos educadores.
Ø Reflexão
mutua sobre currículo, metodologia e aulas.
Ø Currículo:
Flexível, mutável ao mundo atual (real dos alunos).
Ø Conhecimento
compatível as necessidades dos alunos.
Diretrizes
Curriculares Nacionais: EI, EF e EM.
Ø Votadas
no Conselho Nacional de Educação (art. 9 da LDB).
Ø Trata
do Currículo Mínimo.
Ø Gestor
Escolar: Estuda a clientela e norteia a escola, construir a escola que
idealiza, viver com diferenças, formação continua.
3. O QUE A ESCOLA TEM A VER COM A
DEMOCRÁCIA?
Democracia:
Valor (algo que se acredita) e Processo (Produto do que fazemos).
Dem.
e Educação: Gestão democrática, caminhar em harmonia com a equipe escolar.
Brasil:
Dem. Representativa (Votamos no Executivo e Legislativo).
Const.
de 1988 e LDB, lei nº 9394/96 – Gestão Democrática, Ensino Publico.
Ø Assegurar
igualdade de condições; escola como local privilegiado de exercício da
democracia.
Ø Ensina
limites, direitos individuais e coletivos (respeito ao próximo).
Ø Ensinar
o “Eu”, “Outro” e “Nós”. Todos aflorando essa ideia.
4. COMO A ESCOLA E A COMUNIDADE SE
ARTICULAM?
Introdução:
Escola:
Construção da cidadania, promoção social e desenvolvimento pessoal do cidadão
da sociedade do conhecimento. Construir a democracia como valor e como
processo. Não é isolada, é inserida na comunidade (indivíduos, família e
alunos).
Duas
competências: Comunicação e Relação de confiança.
Ø Saber
falar e ouvir, ter boa postura.
COMO A ESCOLA SE COMUNICA COM A
COMUNIDADE?
Profissionais
da Escola: Transmissão da cultura.
Educação:
Tarefa coletiva da sociedade (Escola-Comunidade).
Comunidade
Escolar: Gestores, profºs, outros especialistas da educação, funcionários e alunos,
família.
Conhecimento
Sistematizado: Do profº ao aluno.
Troca
Sistêmica de Conhecimento: Na sala de aula profº e alunos juntos cumprem a
missão escolar.
Função
Social da Escola: Conhecimento Sistematizado + Convivência humana.
Ø Entorno
da Escola: Área de abrangência social e geográfica.
Ø História
da Escola: Mutável, variado com as pessoas e objetivos.
“Para
cumprir sua ‘Função Social’ é preciso que a escola compreenda seu entorno.
Equipe Escolar sai, comunidade fica”.
“Chamada
a Ação: Combatendo o fracasso escolar no Nordeste”, livro de 97. De “Projeto
Nordeste”, “Banco Mundial” e “Unicef”. Municipios da Bahia e Ceará.
Ø Diagnósticos:
Expectativas opostas de professores e alunos, participação baixa da família na
escola, socialização pouco valorizada pela equipe escolar.
Ø Pais
só são chamados para reclamações ou decisões que não foram consultados.
Ø Poderia
ser resolvido com diálogo aberto, democrático.
Comunidade
Educativa: Aprendizagens mútuas.
Ø Escola
da família (SP), Escola Viva (CE).
Ø Profºs,
pais e filhos tornam-se mestres. Respeito a Cultura.
Ø Paulo
Freire: Educação horizontal se da com a comunidade. (+ Comunicação, -
Comunicados).
5.
ESCOLA E CULTURA: QUE TIPO DE RELAÇÃO É ESTA? INTRODUÇÂO.
Relação
da escola com várias instâncias atuais e momentos históricos a vida humana.
Escolas
(gerais) pessoas são sujeitos e agentes da cultura e da história.
CULTURA
OU CULTURAS: COM QUE CONCEITO TRABALHAR?
1º
Cultura elitista: “Disposição e qualidades do espírito cultivado (erudito)”.
2º
Cultura para as ciências humanas contemporânea: “Conjunto de traços
característicos do modo de vida e uma sociedade, comunidade ou grupo, em seu
cotidiano, obtido como objeto de aprendizagens informais”. (1º e 2º são
opostos).
3º
Cultura (para o Gestor): “Modo de vida de uma sociedade, como essas pessoas e
grupos sociais produzem sua própria existência a partir da influência que
recebem”.
Influências recebidas:
Gerais – Sociedade, país,
trabalho, estudo.
Especificas
– Vida privada e cotidiana.
Influência de mão dupla (contato do
geral e especifico). Recria-se cultura.
Não existe igualdade de
comportamento entre pessoas que vivem a mesma cultura.
Verdades
produzidas pelas elites precisam da aprovação dos grupos sociais.
O “sim” depende do julgamento
cultural dos indivíduos e grupos.
Duas Considerações: 1º - Instituições (escolas) – Influência para a cultura
geral e específica.
2º - Influência requer aprovação.
Autores
Rafaela Angeloni.
Rodrigo Bastos.
Thaminne
Coutinho.
TEXTOS BASE:
Apostila
Projestão.
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