terça-feira, 8 de março de 2016

ESQUEMA: Orientação e Supervisão Escolar (Apostila Progestão).


1. POR QUE É IMPORTANTE CONHECER O PAPEL DA ESCOLA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO?
Introdução:
Função social da escola: Ligada ao Tempo-Espaço.
Ø  Tarefa básica: Acesso ao saber.
Escola: Instituição para socializar o saber sistematizado.
Ø  Saber sistematizado: Conhecimento visto como indispensável.
LDB: Escola acolhedora, que contribui para o pleno desenvolvimento da pessoa, preparando o cidadão e o qualificando para o trabalho.
Brasil: Escolas de caráter elitista até o século XX.

COMO SURGIU A ESCOLA?
Antiguidade (Grécia e Roma): Formação cultural dos dirigentes (políticos, homens) para convivência pública e guerra.
Feudalismo (Universidades): Primeira instituição própria ao ensino. Exclusiva aos filhos de ricos.
Idade Moderna (Revolução Francesa e Democracia dos E.U.A.): Importância da Escola para os ricos e pobres. Nova participação popular, fim da exclusividade aristocrática.
Ø  Ligação forte: Escola <> Democracia (Escola para todos).
Ø  França, Inglaterra, Argentina, etc.: Expansão da escola. No Brasil ainda era privilégio das elites (mulheres só aprendiam desenho, música e literatura).
Ø  IBGE: Anos 80 existiam mais homens estudantes, já nos anos 90, mais mulheres.
Educação no Brasil: Desde o inicio muito improvisada.
Ø  1º Jesuítas: Primeiros educadores, converter índios, situação precária.
Ø  2º Constituição do Império (1824): Instituição primária gratuita.
Ø  3º Republica (Sec. XX, anos 20 e 30): Educação Publica gratuita.
Ø  “A instituição permanece, mas se modifica pelo tempo e espaço vigentes”.
“Se nos situarmos no mundo (espaço) e na história (tempo) fica mais fácil de compreender o presente (escolar)”.

POR QUE NO SEC. XX AS COISAS COMEÇAM A MUDAR?
Modificações externas e internas (política, econômica e cultural).
Ø  1922 – Semana da Arte Moderna.
Ø  1929 – Crack da Bolsa de Nova York.
Ø  1930 – Revolução de 30.
Ø  1932 – Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (Ed. para todos, sem distinção).
Ø  1937 – Estado Novo.
Mudança da vida rural para a urbana, emergência da classe média e imigrações (italianos, anarco-sindicalismo).
Reformas educativas: Teixeira, Azevedo e Lourenço Filho.
Ø  Manifesto dos Pioneiros da Ed. Nova: Educação pública, gratuita e laica para todos.
Ø  “Escola (...) uma instituição social, um órgão feliz e vivo, no conjunto das instituições necessárias a vida”.
Ø  Escolas públicas começam a passar (em instituições e matriculas as particulares).
Ø  1961 – 1ª LDB (nº 4.024/61).
Ø  1964 – Golpe Militar (nº 5.540/64, reforma universitária; nº 5.692/71, ensino primário e        secundário de 4 para 8 anos e propondo a profissionalização do ensino.
Ø  Anos 50 – “Mais escolas não significa melhora educacional”.
o   Salas lotadas, professores despreparados para excesso de alunos.
o   Cultura do fracasso escolar: Problema de qualidade da educação (ainda atual).
o   Brasil, população jovem, iletrada e em movimento”. Anos 90.
o   Repetência: Programa de aceleração de ciclo (hoje, progressão continuada).
“Educação é direito de todos e dever do Estado e da Família”.

POR QUE É IMPORTÂNTE CONHECER A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL?
Direitos, artigo 6º Saúde, trabalho, lazer, segurança, previdência social, educação, proteção a maternidade e a infância e assistência aos desamparados.
Função Social da Escola: Constituição + LDB.
Ø  Constituição Educacional: Cap. III, seção I, artigo 205 a 214.
Ø  LDB: Art. 1º ao 5º.
Missão (equipe escolar) é promover o pleno desenvolvimento do educando (cidadania, trabalho).
Ø  Pleno desenvolvimento: Dar base para o ser humano ser perfeito, completo e feliz.
Ø  Nova LDB (lei nº 9394/96): Incumbe União, Estados e Municípios, junto de escolas e docentes (Flexibilidade, escola autônoma).
Ø  Art. 12: Sobre as escolas (estabelecimento de ensino).
o   Proposta pedagógica; administrar recursos, dias letivos e horas aula; plano de trabalho do professor; recuperação de alunos; família e comunidade, integração social.
Ø  Escola (Cultura de sucesso escolar): Conhecer clientela, cultura regional e necessidades (art. 23), aceleração de estudos (art. 24).


2. COMO FICA A ESCOLA NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO?
Introdução:
Democratização do acesso a escola não significa sucesso escolar.
Combate a política de exclusão escolar (dificuldade atual).
Dificuldade da Escola: Condições materiais, salário e má formação (equipe escolar), organização, má gestão, currículo inadequado.

O QUE NOS RESERVA O SÉCULO XXI?
1º Momento, “Era Agrária”: Agricultura, ciclo da natureza.
Ø  Séc. (indeterminado) até o Séc. XVIII, grandes propriedades, clima, terra.
2º Momento, “Era Industrial”: Revolução Industrial, Máquinas, Capital, Mais Valia.
Ø  Séc. XVIII até primeira metade do Séc. XX, Vapor, eletricidade, tempo linear (dinheiro), lógica de produção.
3º Momento, “Era da Informação”: Fácil e rápida informação.
Ø  Segunda metade do Séc. XX até hoje, micro e nano tecnologia, internet, redes.
Um período não acaba com o outro.
Novas formas de sistematizar conhecimentos (Redes).
Pensar a Escola: Novos equipamentos (indispensável).
Novas alternativas, aceleradas, criação e renovação multiplicidade.
Sociedade do conhecimento exige nova educação que acompanhe as mudanças sociais (Realidade vivida)

QUE NOVAS FUNÇÕES A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO EXIGE DA ESCOLA?
Mudança de civilização: Dependência do conhecimento (todos).
Conhecimento: Ponto chave, maior herança atualmente.
Ø  Mudanças para o Brasil: Reforma da relevância e função social das Escolas.
Globalização marginaliza os excluídos das “redes de informação”.
Internet: Abismo entre ricos e pobres.
Escola: Repensar seu “jeito de ensinar”, entender as mudanças da “Era da Informação”.
Ø  Essência: Função Social (indivíduo pleno).
Ø  Escola pública: Urgência de esforços dos “profissionais, governos e sindicatos”.
1990, Unesco, Quatro Pilares da Educação: “Ser, Fazer, Conviver, Conhecer” = “Aprender”.
Ø  Aprender a Conhecer: Aprender a aprender (atenção, memorização, analise, crítica...).
Ø  Aprender a Fazer: Trabalho em equipe (Experiência coletiva e social).
Ø  Aprender a Conviver: Entender o desenvolver e as características dos outros (diferenças).
Ø  Aprender a Ser: Desenvolvimento do ser (espírito, corpo, sentimentos e intelecto).
Historicamente: Escola preocupa-se mais com o “Conhecer” e “Fazer”.
Projeto Escolar da base as ações dos educadores.
Ø  Reflexão mutua sobre currículo, metodologia e aulas.
Ø  Currículo: Flexível, mutável ao mundo atual (real dos alunos).
Ø  Conhecimento compatível as necessidades dos alunos.
Diretrizes Curriculares Nacionais: EI, EF e EM.
Ø  Votadas no Conselho Nacional de Educação (art. 9 da LDB).
Ø  Trata do Currículo Mínimo.
Ø  Gestor Escolar: Estuda a clientela e norteia a escola, construir a escola que idealiza, viver com diferenças, formação continua.


3. O QUE A ESCOLA TEM A VER COM A DEMOCRÁCIA?
Democracia: Valor (algo que se acredita) e Processo (Produto do que fazemos).
Dem. e Educação: Gestão democrática, caminhar em harmonia com a equipe escolar.
Brasil: Dem. Representativa (Votamos no Executivo e Legislativo).
Const. de 1988 e LDB, lei nº 9394/96 – Gestão Democrática, Ensino Publico.
Ø  Assegurar igualdade de condições; escola como local privilegiado de exercício da democracia.
Ø  Ensina limites, direitos individuais e coletivos (respeito ao próximo).
Ø  Ensinar o “Eu”, “Outro” e “Nós”. Todos aflorando essa ideia.


4. COMO A ESCOLA E A COMUNIDADE SE ARTICULAM?
Introdução:
Escola: Construção da cidadania, promoção social e desenvolvimento pessoal do cidadão da sociedade do conhecimento. Construir a democracia como valor e como processo. Não é isolada, é inserida na comunidade (indivíduos, família e alunos).
Duas competências: Comunicação e Relação de confiança.
Ø  Saber falar e ouvir, ter boa postura.

COMO A ESCOLA SE COMUNICA COM A COMUNIDADE?
Profissionais da Escola: Transmissão da cultura.
Educação: Tarefa coletiva da sociedade (Escola-Comunidade).
Comunidade Escolar: Gestores, profºs, outros especialistas da educação, funcionários e alunos, família.
Conhecimento Sistematizado: Do profº ao aluno.
Troca Sistêmica de Conhecimento: Na sala de aula profº e alunos juntos cumprem a missão escolar.
Função Social da Escola: Conhecimento Sistematizado + Convivência humana.
Ø  Entorno da Escola: Área de abrangência social e geográfica.
Ø  História da Escola: Mutável, variado com as pessoas e objetivos.
“Para cumprir sua ‘Função Social’ é preciso que a escola compreenda seu entorno. Equipe Escolar sai, comunidade fica”.
“Chamada a Ação: Combatendo o fracasso escolar no Nordeste”, livro de 97. De “Projeto Nordeste”, “Banco Mundial” e “Unicef”. Municipios da Bahia e Ceará.
Ø  Diagnósticos: Expectativas opostas de professores e alunos, participação baixa da família na escola, socialização pouco valorizada pela equipe escolar.
Ø  Pais só são chamados para reclamações ou decisões que não foram consultados.
Ø  Poderia ser resolvido com diálogo aberto, democrático.
Comunidade Educativa: Aprendizagens mútuas.
Ø  Escola da família (SP), Escola Viva (CE).
Ø  Profºs, pais e filhos tornam-se mestres. Respeito a Cultura.
Ø  Paulo Freire: Educação horizontal se da com a comunidade. (+ Comunicação, - Comunicados).

5. ESCOLA E CULTURA: QUE TIPO DE RELAÇÃO É ESTA? INTRODUÇÂO.
Relação da escola com várias instâncias atuais e momentos históricos a vida humana.
Escolas (gerais) pessoas são sujeitos e agentes da cultura e da história.

CULTURA OU CULTURAS: COM QUE CONCEITO TRABALHAR?
1º Cultura elitista: “Disposição e qualidades do espírito cultivado (erudito)”.
2º Cultura para as ciências humanas contemporânea: “Conjunto de traços característicos do modo de vida e uma sociedade, comunidade ou grupo, em seu cotidiano, obtido como objeto de aprendizagens informais”. (1º e 2º são opostos).
3º Cultura (para o Gestor): “Modo de vida de uma sociedade, como essas pessoas e grupos sociais produzem sua própria existência a partir da influência que recebem”.
Influências recebidas:            Gerais – Sociedade, país, trabalho, estudo.
                                               Especificas – Vida privada e cotidiana.
            Influência de mão dupla (contato do geral e especifico). Recria-se cultura.
            Não existe igualdade de comportamento entre pessoas que vivem a mesma cultura.
Verdades produzidas pelas elites precisam da aprovação dos grupos sociais.
            O “sim” depende do julgamento cultural dos indivíduos e grupos.
Duas Considerações:             1º - Instituições (escolas) – Influência para a cultura geral e específica.
                                               2º - Influência requer aprovação.

Autores
Rafaela Angeloni.
Rodrigo Bastos.
Thaminne Coutinho.

TEXTOS BASE:
Apostila Projestão.

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