quarta-feira, 2 de março de 2016

RESENHA: A didática como elemento construtivo do processo ensino-aprendizagem.


Conceituando a didática
Termo de origem grega, didática se traduz como técnica ou arte de ensinar. Apresenta como objetivo fundamental analisar as estratégias de ensino, as questões práticas relacionadas à metodologia a as estratégias de aprendizagem.

O aluno inserido no contexto educacional
No sistema educacional, o aluno assume um papel relevante na construção do conhecimento, agindo como um ser ativo, interagindo no processo de ensino-aprendizagem. Ao envolver-se em questões políticas, culturais e sociais presentes no meio em que vivem, os educandos despertam o senso crítico, tornando-se capazes de desenvolver discussões, formar opiniões, interatuar em sala de aula.
Professor: sujeito ou objeto da história?
O professor pode ser definido como sujeito ou objeto da história. Como sujeito, desempenha papel relevante na história de desenvolvimento de um povo, interagindo na sociedade, organizando e realizando processos pedagógicos. Como objeto da história, o educando apresenta-se passivo na sociedade, não participa efetivamente na construção desta, está apenas envolvido na prática histórica transformadora.
Relação professor-aluno
Instituindo vínculos histórico-sociais na relação professor-aluno, nos dias atuais ainda percebemos traços da Pedagogia Tradicional, analisada por Paulo Freire como concepção bancária, na qual o professor “deposita” o conhecimento e “saca-o” por meio de avaliações. Nesse contexto, o professor é visto como uma autoridade, um superior na sala de aula e os alunos como oprimidos, receptores do conhecimento.
Ao juntarmos as normas disciplinares da escola, a qual desempenha função fundamental na formação, os educandos perdem autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Diante do exposto, é preciso ponderar sobre a aplicação de métodos e parâmetros educacionais, a fim de promover uma educação renovada em aspectos sociais, políticos e culturais, permitindo aos alunos transformar e criar o mundo.
O processo de ensino-aprendizagem
A formação de educadores é um fator, entre vários, que afeta o processo de ensino-aprendizagem.Educadores com visão tradicionaltem em sua formação fatores que os levam a serem conservadores e reprodutores do sistema educacional.Ao discutir a função do professor na sociedade, essa formação vem sendo reavaliada, pois é notória a falta de clareza sobre esse papel do educador.
Relação entre teoria e prática e a Educação Física
Para que se possa ocorrer uma aprendizagem significativa, é preciso fazer uma abordagem crítica entre teoria e prática, ambas consideradas um fator problemático na formação de educadores. Teoria e prática são conceitos relevantes no processo de ensino-aprendizagem que caminham juntos.
Analisando a área da Educação Física, como disciplina educativa e formal e atividades de desenvolvimento realizadas fora da escola, percebemos a dificuldade em relacionar teoria e prática. O mercado de trabalho apresenta vários profissionais nessa área, mas poucos capazes de praticar o conhecimento teórico adquirido durante a formação.
Os elementos do currículo devem trabalhar a unidade teórico-prática e a metodologia apresentada pelo professor assume papel importante no processo de ensino-aprendizagem. Essas metodologias devem estar relacionadas ao conteúdo exposto. Partindo dessa relação de subordinação entre metodologia e conteúdo, percebemos dificuldades tanto para o professor como para o aluno ligar esses princípios. Ao educador cabe a função de apresentar o conteúdo relacionando-o com o contexto do educando, a fim de atender as necessidades destes.
Aspectos socioculturais e socioeconômicos da educação.
Ultimamente, o avanço tecnológico e as mudanças ocorridas atingem tanto os setores econômicos como os socioculturais. Neste último, percebemos um fator que vem se agravando - a exclusão social que, com ênfase na questão educacional, afeta professores e alunos. Parcialmente, educadores não conseguem acompanhar o processo acelerado da informatização, por condições econômicas, apresentado como consequência a falta de atualização e desempenhando o papel de transmissor de conhecimentos no processo.
Os alunos, especialmente de classes sociais mais baixas, não possuem produtos eletrônicos, dificultando o acesso à tecnologia. Chassot sugere em: “Alfabetização cientifica: Questões e desafios para a Educação” (2003) mecanismos para que a didática possa colaborar com a escola, a fim de que esta se torne geradora e transformadora de conhecimentos.Entre suas propostas, destacamos a “rodinha da novidade” em que os alunos comentam suas descobertas ao assistir um filme, ou ler um livro. Dessa forma o aluno assume um papel ativo no processo, interagindo em sala, e o professor mediando essa aprendizagem.
Processos avaliativos no contexto educacional
No contexto educacional, ao referimos a processos avaliativos, deve-se considerar que professores e alunos caminham juntos. O professor precisa adaptar-se ao meio do aluno, buscando entender a sua realidade e sua cultura, para apresentar-lhes um mundo que ainda não conhecem.
O processo avaliativo está interligado ao sucesso ou fracasso, em que o aluno pode ser aprovado ou reprovado. Os métodos usados para avaliar a aprendizagem não devem ser únicos e causar sentimentos de medo, mas serem criativos, considerando as especificidades de cada aluno e o contexto social.
Considerações finais
Na formação de educadores, a didática desempenha função relevante, desenvolvendo práticas educativas de modo crítico, não somente pelos professores, mas por todos inseridos nas atividades pedagógicas.  O “novo” professor, redesenhado a favor de defender ideais igualitários, deve encarar a educação como uma problematização, buscando a transformação.

Autora:
Rafaela Angeloni

Referência bibliográfica
A Didática como elemento construtivo do processo ensino-aprendizagem. Artigo disponível em: http://www.efdeportes.com/efd132/la-didactica-como-elemento-constructivo.htm

 <<10 out. 2013>>.

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