Conceituando a didática
Termo de origem
grega, didática se traduz como técnica ou arte de ensinar. Apresenta como
objetivo fundamental analisar as estratégias de ensino, as questões práticas relacionadas
à metodologia a as estratégias de aprendizagem.
O aluno inserido no
contexto educacional
No sistema
educacional, o aluno assume um papel relevante na construção do conhecimento,
agindo como um ser ativo, interagindo no processo de ensino-aprendizagem. Ao
envolver-se em questões políticas, culturais e sociais presentes no meio em que
vivem, os educandos despertam o senso crítico, tornando-se capazes de
desenvolver discussões, formar opiniões, interatuar em sala de aula.
Professor: sujeito ou
objeto da história?
O professor pode
ser definido como sujeito ou objeto da história. Como sujeito, desempenha papel
relevante na história de desenvolvimento de um povo, interagindo na sociedade,
organizando e realizando processos pedagógicos. Como objeto da história, o
educando apresenta-se passivo na sociedade, não participa efetivamente na
construção desta, está apenas envolvido na prática histórica transformadora.
Relação professor-aluno
Instituindo
vínculos histórico-sociais na relação professor-aluno, nos dias atuais ainda
percebemos traços da Pedagogia Tradicional, analisada por Paulo Freire como concepção
bancária, na qual o professor “deposita” o conhecimento e “saca-o” por meio de
avaliações. Nesse contexto, o professor é visto como uma autoridade, um
superior na sala de aula e os alunos como oprimidos, receptores do
conhecimento.
Ao juntarmos as
normas disciplinares da escola, a qual desempenha função fundamental na
formação, os educandos perdem autonomia no processo de ensino-aprendizagem.
Diante do exposto, é preciso ponderar sobre a aplicação de métodos e parâmetros
educacionais, a fim de promover uma educação renovada em aspectos sociais,
políticos e culturais, permitindo aos alunos transformar e criar o mundo.
O processo de
ensino-aprendizagem
A formação de
educadores é um fator, entre vários, que afeta o processo de ensino-aprendizagem.Educadores
com visão tradicionaltem em sua formação fatores que os levam a serem
conservadores e reprodutores do sistema educacional.Ao discutir a função do
professor na sociedade, essa formação vem sendo reavaliada, pois é notória a
falta de clareza sobre esse papel do educador.
Relação entre teoria e
prática e a Educação Física
Para que se
possa ocorrer uma aprendizagem significativa, é preciso fazer uma abordagem
crítica entre teoria e prática, ambas consideradas um fator problemático na
formação de educadores. Teoria e prática são conceitos relevantes no processo
de ensino-aprendizagem que caminham juntos.
Analisando a
área da Educação Física, como disciplina educativa e formal e atividades de
desenvolvimento realizadas fora da escola, percebemos a dificuldade em
relacionar teoria e prática. O mercado de trabalho apresenta vários
profissionais nessa área, mas poucos capazes de praticar o conhecimento teórico
adquirido durante a formação.
Os elementos do
currículo devem trabalhar a unidade teórico-prática e a metodologia apresentada
pelo professor assume papel importante no processo de ensino-aprendizagem. Essas
metodologias devem estar relacionadas ao conteúdo exposto. Partindo dessa
relação de subordinação entre metodologia e conteúdo, percebemos dificuldades
tanto para o professor como para o aluno ligar esses princípios. Ao educador
cabe a função de apresentar o conteúdo relacionando-o com o contexto do
educando, a fim de atender as necessidades destes.
Aspectos socioculturais
e socioeconômicos da educação.
Ultimamente, o
avanço tecnológico e as mudanças ocorridas atingem tanto os setores econômicos
como os socioculturais. Neste último, percebemos um fator que vem se agravando
- a exclusão social que, com ênfase na questão educacional, afeta professores e
alunos. Parcialmente, educadores não conseguem acompanhar o processo acelerado
da informatização, por condições econômicas, apresentado como consequência a
falta de atualização e desempenhando o papel de transmissor de conhecimentos no
processo.
Os alunos, especialmente
de classes sociais mais baixas, não possuem produtos eletrônicos, dificultando
o acesso à tecnologia. Chassot sugere em: “Alfabetização cientifica: Questões e
desafios para a Educação” (2003) mecanismos para que a didática possa colaborar
com a escola, a fim de que esta se torne geradora e transformadora de
conhecimentos.Entre suas propostas, destacamos a “rodinha da novidade” em que
os alunos comentam suas descobertas ao assistir um filme, ou ler um livro.
Dessa forma o aluno assume um papel ativo no processo, interagindo em sala, e o
professor mediando essa aprendizagem.
Processos avaliativos
no contexto educacional
No contexto
educacional, ao referimos a processos avaliativos, deve-se considerar que
professores e alunos caminham juntos. O professor precisa adaptar-se ao meio do
aluno, buscando entender a sua realidade e sua cultura, para apresentar-lhes um
mundo que ainda não conhecem.
O processo avaliativo
está interligado ao sucesso ou fracasso, em que o aluno pode ser aprovado ou
reprovado. Os métodos usados para avaliar a aprendizagem não devem ser únicos e
causar sentimentos de medo, mas serem criativos, considerando as
especificidades de cada aluno e o contexto social.
Considerações finais
Na formação de
educadores, a didática desempenha função relevante, desenvolvendo práticas
educativas de modo crítico, não somente pelos professores, mas por todos
inseridos nas atividades pedagógicas. O
“novo” professor, redesenhado a favor de defender ideais igualitários, deve
encarar a educação como uma problematização, buscando a transformação.
Autora:
Rafaela Angeloni
Referência
bibliográfica
A
Didática como elemento construtivo do processo ensino-aprendizagem. Artigo
disponível em: http://www.efdeportes.com/efd132/la-didactica-como-elemento-constructivo.htm
<<10 out. 2013>>.
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